quarta-feira, 16 de julho de 2008

Ícone Glam do Underground

Foto: Beca Figueiredo

Madame Mim , a cantora que em seu segundo CD intitulado "Electric Kool-Aid", traz uma mistura punk de electro com rock latino, uma pitada de cumbia eletrônica e mais uma série de novidades para as pistas de dança. Ela que é uma explosão na cena do underground de São Paulo e também fora do Brasil com suas devastações por onde passa. Madame Mim participou de diversas festas como DJ durante a composição do segundo disco. Isso permitiu um amadurecimento no universo das pistas de dança e seu set de novidades latinas chamou a atenção das pessoas para seu trabalho como artista e também ajudou a definir o novo formato de seu show atual que consiste em apenas duas pessoas no palco. Madame Mim canta, solta efeitos na voz e toca guitarra e seu convidado, o Superputo, toca teclado e solta as bases com interferências eletrônicas ao vivo, fazendo cada apresentação única e orgânica. Com um EP para ser lançado na Europa e vários shows marcado pelo Brasil, Madame Mim inclusive já é atração confirmada no Festival Mada 2008 que acontece anualmente em Natal (RN). Confiram à entrevista que fiz com ela:



Foto: Beca Figueiredo

Luan / Underpendente: Como surgiu o projeto Mim?
Madame Mim: Eu vinha de uma banda punk e quando a terminou fiquei colocando umas musicas novas no computador e montando o que viria a ser meu novo projeto sozinha. Desse processo solitário surgiu o nome mim e depois como o som mudou bastante passou a ser Madame Mim.

Luan / Underpendente: A Madame Mim já é bem reconhecida na cena independente do Brasil e principalmente pelos seus dotes performáticos bastante energéticos. Como você descreveria sua performance no palco?
Madame Mim: Acho que é uma junção das coisas que já fiz como: teatro, dança, circo. Dai joguei tudo no liquidificador e saiu isso. Eu descreveria como uma diversão pra mim.

Luan / Underpendente: As músicas do seu primeiro CD “Eu Mim Meu” é bem diferente do seu segundo que tem o nome de “Electric kool aid”. Porque aconteceu a mudança de estilo das músicas da Madame Mim?
Madame Mim: O primeiro CD é outro projeto, só o mim. Por isso também mudei o nome pra Madame Mim. Foi um processo natural e devagar. Eu vinha do punk, depois fui pro rock, um pouco de eletrônico e acabou no electropop.

Luan / Underpendente: Por quem são compostas as músicas da Madame Mim? Existe algum tipo de inspiração para serem compostas?
Madame Mim: A maioria são compostas por Madame Mim e Superputo, que é o produtor do ultimo CD. Outras são em parceria com um produtor que mora em Londres chamado Vig e outras com o Cello Zero.

Luan / Underpendente: Sua carreira tem sido muito bem recebida pela crítica especializada, com as melhores cotações de veículos. Em sua opinião o que mais lhe ajuda para ganhar esse reconhecimento?
Madame Mim: Não sei. Acho que é um mix de varias coisas. Trabalhar muito, pensar também no visual, estilo, musicas legais.

Luan / Underpendente: As músicas e clipes da Madame Mim são figurinha carimbada na internet. Hospedada no Trama Virtual, Myspace e Youtube. Além desses veículos muito importantes na carreira de um artista independente, qual outro você utiliza para divulgar
seu trabalho de forma independente?
Madame Mim: Esses mesmos! Além do Twiter, Orkut e Facebook.

Luan / Underpendente: Além de DJ o que é o Superputo no projeto Mim?
Madame Mim: Ele é o produtor do CD "Electric Kool-Aid"

Luan / Underpendente: Você atualmente está apresentando o programa “Bafon de Limon” e
o “Quinta Categoria” na MTV. Como está sendo a experiência de apresentadora?
Madame Mim: Estou adorando a experiência como apresentadora. É muito divertido e os programas que faço são muito especiais e a minha cara. Adoro!

Luan / Underpendente: Como foi a gravação do Clipe da música “Helado de Limon”?
Madame Mim: Foi o clipe mais divertido de toda minha vida. Fizemos em dois dias. Muito alto astral e só risada sem parar. Amei!
Assista: http://www.youtube.com/watch?v=_C4Z-yr-Hio

Luan / Underpendente: No começo de tudo você fez parte de uma banda punk de meninas que ficou marcada no underground carioca dos anos 90, o Polux. Na época o grupo fez mais de 250 shows, participou de diversos eventos e festivais como o Abril pro Rock, Humaitá Pra Peixe, Motim, Planet Fashion, Festa do Zine 02 Neurônio e chegou a abrir o show da banda alemã de digital hardcore "Atari Teenage Riot". E hoje, segue com seu flerte com a música eletrônica. Como você assimila a cena musical independente de hoje?
Madame Mim: Acho que a cena musical independente hoje é bem mais variada do que a de antigamente. Hoje temos o electro que veio com tudo e tomou a cena junto ao punk e outros estilos.

Luan / Underpendente: O que a Mariana Eva está escutando atualmente?
Madame Mim: Maria Daniela y su Sonido Lasser (México), Que Out (Argentina), Dirty Princess, La Prohibida (Espanha), jeff buckley, sondre lerche, justice, yelle (franca).

Luan / Underpendente: Das bandas do cenário independente brasileiro. Quais as que você mais curte e se identifica com o som?
Madame Mim: Montage, nrk, mono4, boss in drama.

Luan / Underpendente: Quais são os projetos para a Madame Mim no decorrer desse ano?
Madame Mim: Vou lançar um EP na Europa e tenho shows agendados por todo o Brasil.

Luan / Underpendente: Pra terminar deixe uma mensagem para o público do Nordeste?
Madame Mim: Sejam alegres, vocês moram em um lugar incrível ! Ah, e podem me add no orkut e myspace ;-)


Show da Madame Mim em Fortaleza na Feira da Música de 2007

Links da Madame Mim:

Site: http://www.mim.com.br/
Fotolog: http://www.fotolog.com/projetomim
Trama Virtual: http://www.tramavirtual.com.br/madame_mim
MySpace: http://www.myspace.com/mimadame


Um comentário:

Sâmia disse...

Pow, mto massa a entrevista, boaa mesmo!! É isso aê, cada vez mais surgindo bandas boas por ai, vamos dar espaço pra elas mostrarem seu trabalho e, n vamos deixar q a midia nos imponha o q ouvir, vamos atrás de música boa!!!!!!!!!
Nossos ouvidos agradecem ;)


Rockkkk!!!

Sâmia.