segunda-feira, 16 de junho de 2008

Entrevistando Canja Rave

Foto: Fábio Nagel
Canja Rave, Podemos dizer que é um casal, uma dupla, ou melhor, uma banda com apenas dois integrantes como soa o dueto de vozes e instrumentos de Paula Nozzari e Christian Kochenborger.
Assim é o rótulo da banda, já de cara dar pra sacar de quem estamos falando. O Duo está lançando o 1° CD da Canja Rave que recebe o nome de “Da Canja a Rave”, e fiz uma entrevista com eles, e eles falam um pouco da carreira da banda, do CD, da turnê fora do Brasil e muito mais....

Luan / Underpendente: Como e quando foi criado a Canja Rave?
Canja Rave: A Canja Rave foi criada em 2005, no Rio de Janeiro. Nesta época nós dois ainda tocávamos com outras bandas e nos finais de semana, quando estávamos juntos, sempre surgia uma composição nova. Composições essas que não se encaixavam no repertório de nenhum de nossos trabalhos, assim resolvemos fazer a nossa própria banda...

Luan / Underpendente: A Canja Rave é formada por dois integrantes, que já são bem conhecidos mesmo antes da banda ser formada devido projetos anteriores. Além da Canja Rave atualmente vocês estão em outra banda?
Canja Rave: Não, atualmente nos dedicamos em tempo integral à Canja Rave!

Luan / Underpendente: Da Canja a Rave, esse é o nome do 1° CD da banda. Como foi o processo de gravação do disco?
Canja Rave: O disco foi todo gravado em Porto Alegre, no estúdio Submarino Amarelo do Duca Leindecker (Cidadão Quem), com produção do próprio Duca e do Leandro Schirmer. O processo de gravação foi interessante, pois na verdade gravamos duas vezes. Na primeira, seguimos os passos de uma gravação convencional, ou seja: guia metrônomo, bateria, guitarra, etc.. O Duca foi quem sugeriu que gravássemos tudo de novo, só que ao vivo. Segundo ele, nós teríamos uma forma de tocar juntos que não estaria sendo passada naquela primeira gravação. Então foi o que fizemos, gravamos bateria e guitarras ao vivo e depois as duas vozes juntas também, ao mesmo tempo. Isso deixou o disco com uma sonoridade e pegada muito mais próxima do que o show.

Luan / Underpendente: Em algum momento vocês pensaram na possibilidade de lançar o disco virtual devido à demora?
Canja Rave: Não o lançamos na íntegra virtualmente, mas é claro que tem músicas disponíveis na internet e é nela que fazemos a maior parte do nosso trabalho.

Luan / Underpendente: Porque a escolha do nome “Da Canja a Rave”?
Canja Rave: O nome tem o significado de polaridade, opostos que se complementam, feminino e masculino, yin e yang, forte e fraco, do 8 ao 80...
Esse termo surgiu por causa da irmã da Paula que é uma pessoa totalmente bipolar, um dia no Rio de Janeiro, ela estava tomando uma canja de galinha, toda “down” e de repente o celular dela tocou e ela estava combinando de ir numa rave. E nós pensamos: Nossa, da canja à rave!! Ou seja, do 8 ao 80 em poucos segundo...

Luan / Underpendente: As músicas que estão disponíveis no Myspace da banda, elas estão todas na mesma roupagem do disco?
Canja Rave: Sim.

Luan / Underpendente: Quanto tempo vocês levaram para gravar o CD? E quem tomou de conta da produção?
Canja Rave: Levamos quase um ano e meio em função de ter regravado tudo, com produção nossa, de Duca Leindecker e Leandro Schirmer.

Luan / Underpendente: Vocês podem comentar como foi o processo de composição e de gravação da música Chega?
Canja Rave: Em geral todas as composições são feitas assim: o Chris faz a música e as melodias e a Paula faz as letras. Os arranjos são feitos pelos dois.

Luan / Underpendente: Existem algumas bandas gaúchas que deixaram sua cidade para morar em São Paulo e tentar viabilizar mais o trabalho da banda. Vocês pensam nessa possibilidade
com a Canja Rave também?
Canja Rave: Olha, nós adoramos São Paulo, mas acho que ainda não haveria essa necessidade, mas quem sabe um dia??

Luan / Underpendente: Em julho vocês embarcam para os Estados Unidos para fazer uma turnê internacional com a banda. O que vocês prepararam para os americanos?
Canja Rave: Vamos fazer o show exatamente igual ao que fazemos no Brasil. Vamos tocar praticamente todas as músicas do nosso primeiro disco em português, mais algumas versões de bandas que adoramos como Ramones, por exemplo.

Luan / Underpendente: Quando retornarem ao Brasil, o que o público da Canja Rave pode aguardar?
Canja Rave: Uma banda feliz, com muita energia e gás, morrendo de saudade de tocar aqui no Brasil.

Luan / Underpendente: Das bandas do cenário independente brasileiro. Quais as que vocês mais curtem e se identificam com o som?
Canja Rave: Gostamos de muitas bandas do cenário independente, que fazem músicas de estilos bem diferentes do nosso, mas que adoramos! Por exemplo, Pata de Elefante, Locomotores, Brothers of Brazil, Malu Magalhães, etc.

Luan / Underpendente: Como você descreveria a performance da Canja Rave no palco?
Canja Rave: Tosca e barulhenta! hehehehe

Luan / Underpendente: Existem outros projetos pra banda no decorrer de 2008?
Canja Rave: Este ano além de tocar nos Estados Unidos, ainda tocaremos na Argentina, no Uruguai e é claro, pretendemos fazer shows também em todos os cantos possíveis do nosso país.

Luan / Underpendente: Que mensagem vocês deixam para toda galera que curte a banda?
Canja Rave: Em primeiro lugar, agradecer a todos que nos acompanham e continuam nos dando a maior força. E depois, esperamos que as pessoas gostem do disco, entendam a proposta e principalmente, nos dêem a honra de suas presenças nos nossos shows se divertindo junto com a gente!! ROCK!!

Compre o CD da Canja Rave : http://www.livrariacultura.com.br/

Nenhum comentário: